Falei um pouquinho desta experiência neste post aqui, mas depois com o passar dos meses habituei-me de tal maneira a tê-lo que esqueci-me completamente de ir actualizando.
Ao todo eu usei-o durante 5 meses, coloquei-o em Julho e passei do Hyrax para o aparelho fixo no fim de Novembro.
Confesso que me portei um pouco mal, porque pelo menos durante o mês de Agosto não o usei muito e quando usava era apenas de noite.
Porquê?
Porque eu nunca consegui comer com o hyrax, tinha muitas dores e como passei o mês inteiro na praia, piscina e tudo mais, não o levei comigo porque era complicado estar sempre a tirar e por o aparelho ou mesmo lava-lo depois de comer.
Obviamente que esse mês de pouco uso fez toda a diferença na evolução, portanto quem o estiver a usar ou estiver prestes a colocar e tiverem a sorte de ele ser removível, digo sorte porque tem imensas vantagens se formos inteligentes no seu uso, não pode de maneira nenhuma desleixar-se.
Como é que é a sua colocação?
Como disse em cima o meu hyrax não era fixo portanto acho que a colocação será diferente caso coloquem o fixo.
A dentista passou-me toda a boca por água com o jacto e depois colocou o aparelho fazendo uma pequena fricção mas não se sente dor, pode ser um pouco estranho no início porque as bandas ainda não têm o formato dos vossos dentes mas em dois dias isso passa.
Tive dificuldades em falar e comer?
Sim, bastantes até...
No início chega a ser cómico porque ninguém entende nada de nada do que dizem, algumas palavras parecem até impossíveis de serem ditas o que pode se tornar enervante e um pouco vergonhoso.
A alimentação é que foi uma grande dor de cabeça, não conseguia trincar, comer carne, cereais, pão, bolachas e tudo que fosse demasiado duro ou estaladiço.
Passei praticamente o primeiro mês a comer peixe, puré, sopa e batidos, até que desisti e comecei a tirá-lo apenas para comer.
Como lavo os dentes se tenho o aparelho no interior da boca?
Depois de qualquer refeição eu tinha que lavar sempre os dentes, então tirava o aparelho lavava os dentes de forma normal e depois usava sempre, sempre o fio dental. Até porque com o passar do tempo os dentes vão se afastando, como é suposto, por isso convêm limparem muito bem esses espaços para não ganhar cáries!
A limpeza do aparelho era feita com uma escova de limpar as unhas e sabão azul e branco.
É importante andarem sempre com a escova de dentes, fio dental e fita dentária assim como a escova e o sabão para limpar o aparelho.
Coloco o aparelho e depois? Como é que ele funciona?
Bastante simples, quando forem colocar o aparelho vão receber também uma pequena ferramenta que será fundamental para todo o processo.
É com ela que irão dar "as voltas ao aparelho" e são essas voltas que aceleram ou atrasam o processo de expansão.
Pois bem, a chave (Nº1) tem aquele ferrinho que irá prender no buraco da bolinha (nº2) que existe no meio do aparelho.
É aí que se dão as voltas que irão ou alargar ou fechar o aparelho.
No início eu dava uma volta completa á noite e de manhã, mais para o fim passei a dar duas voltas de manhã e três á noite!
Se por acaso acharem que estão com muitas dores falem logo com o vosso dentista, digo isto porque a meio do processo eu estava a alargar muito depressa e precisei de um ajuste e embora seja um processo complicado, não há necessidade de andarem com dores.
E foi assim durante praticamente 5 meses, é chato, dói mas compensa e bastante acreditem e vou mostrar-vos o antes e depois para terem uma ideia!
Antes de colocar o Hyrax!! |
Conseguem ver que além de ter um dos dentes da frente em cima do outro, os meus dentes de lado estavam tortos e estavam a inclinar cada vez mais para a zona interior da boca.
Já com um mês de uso do aparelho fixo! |
Nesta foto além dos 5 meses de Hyrax já tinha 1 mês de aparelho fixo e podem ver as diferenças.
Além dos dentes da frente já estarem praticamente direitos, os dentes de lado chegaram bem mais para a frente deixando de haver aquele aspecto de vazio lateral.
E pronto... espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco mais o que é o Hyrax e como funciona.
Daqui a uns meses volto a falar sobre esta aventura de ter aparelho, truques e claro... as diferenças no meu sorriso.
Beijinhos grandes
Vanessa Lopes
Mulher corajosa! O homem cá em casa teve um similar mas fixo. E passou mal nos primeiros tempos, demorou a habituar-se a comer e a falar. Dormir então era um martírio com dores. Mas compensou. Também arranjou o espaço que precisava para o aparelho colocar os dentes direitinhos :)
ResponderEliminarxx
troughthelace.blogspot.pt
O que tem de ser tem mesmo muitaaa força!
EliminarFoi uma experiência terrível e ainda bem que já terminou porque não ia aguentar muito mais tempo com ele!
Agora é mais um tempão com o fixo mas em termos de dor em nada se iguala ao expansor e ainda bem!
Ao que parece que vou ter tudo a que tenho direito, vou por elásticos e umas bandas também... até tenho medo do que ainda me espera!
Beijinhos*
eu tive que usar.. e nao aguentei. o meu era fixo, estava com 16 anos, com muitas apresentações na escola... gozaram-me muito, eu era gordinha e depois com uma fala esquesita e sempre a puxar a saliva para cima...sofri muito! não conseguia comer, tinha que ter um escovilhão para limpar o ceu da boca porque a comida ficava lá... para dormir tinha que ter uma toalhinha porque bába-se imenso lol mal a massa começou a descolar-se, eu tirei! nem pensei duas vezes. conclusão, agora continuo com os dentes tortos. se me arrependo? por tudo o que passei na escola... acho que nao me consigo arrepender de ter tirado. so me arrependo do dinheiro que os meus pais gastaram em vão!
ResponderEliminarhoje secalhar usaria.. mas o fixo não!
Ai Marta... percebo perfeitamente!
EliminarÉ muito complicado de usar e como não se vê, as pessoas quando falamos com elas acham sempre piada e gozam... também passei pelo mesmo!
Quanto a isso de babar.. até me deu vontade de rir porque aconteceu-me várias vezes e eu fiquei mesmo irritada!
O que foi bom é que emagreci porque não conseguia comer praticamente nada haha
Mas sempre podes por agora e pedir para ser o removivel ;)
Beijinhos^^
To usando pela terceira vez , usei as duas quando era pequena , hoje estou com 16 anos e com ele novamente , dói muito , eu falo cuspindo , não consigo comer , me engasgo com minha própria linguá , sem contar que ninguém entende praticamente nada ! Não estou nem indo para escola, meu namorado fica se controlando pra não rir e eu sou estressada começo a falar e enrolo mais as palavras ... O remedio Tylenol melhora muito , mas esse aparelho é chato demaais , e o pior é que não posso tirar pra nada e eu fiquei assim por causa de um acidente , eu tinha dois anos e um adolescente estava no balanço da praça , eu passei na frente e ele me jogou longe , caiu praticamente todos os dentes . :'(
EliminarOlá Beatriz
EliminarSim.. é muito chato e chega a ser doloroso mas temos que pensar que é pouco tempo e que vai fazer uma diferença enorme.
Enquanto o tive andei triste é verdade, mas hoje consigo entender que fez toda a diferença e acelerou o processo todo.
espero que estejas melhor, beijinhoo *
Olá querida!
ResponderEliminarDescobri o teu blog e gostei muito. Estou a seguir-te. =)
Também já usei imensos aparelhos, é horrível. =S
http://danielasilvayellowworld.blogspot.pt/
É sim... mas mesmo assim continuo a achar q vale a pena!
EliminarBeijinhos*
O problema da fala passa, certo? :/
ResponderEliminarLinda com este aparelho é um pouquinho mais complicado, quando passares para o fixo vais sentir q estas um pouquinho "sopinha de massa" mas isso muda a medida que os dentinhos ficam mais direitos :)
EliminarVais por?
Sim e como não fazia ideia do que era, fui pesquisar e fiquei um pouco assustada. Encontrei o teu blog e esclarece um pouco do que é ter de passar os dias com ele... acho que vou sobreviver ahahah :)
EliminarVanessa onde vc mora? Preciso acher quem trabalha com esse aparelho movel
ResponderEliminarobrigada