Fiz Sleeve e então?


"Assim também eu..."
"Oh, assim é fácil emagrecer!"
"Ela era tão mais bonita gordinha."
"Só comes isso? Vais ficar magra e doente."
"Se tivesses emagrecido com ginásio eu dava valor, mas assim é fácil!"


Estas são só cinco frases das que mais oiço nos últimos 5 meses e se por acaso veio parar aqui ao Blog pela cirurgia, pode ir mentalizando o corpo e mente que também as vai ouvir.
Sempre fui gordinha e até houve uma altura que não me importava com isso, quando cheguei a adolescência as coisas começaram a mudar, ser chamada de gorda, pote de banhas, barrote, baleia, aborto e por aí fora, na minha altura não era BULLYING mas sim "normal".
Lembro-me de na altura do secundário ter deixado de comer para emagrecer, tudo para ir para uma escola nova e não ser novamente a GORDA da turma. Tudo para ser aceite na sociedade pois nunca o fiz por mim.
Comecei a namorar e sentia-me bem e feliz, o namoro acabou, o verão passou, a faculdade começou e os kilos voltaram.
Cheguei aos 105kg!!


Tinha em casa um exemplo de obesidade mórbida, um exemplo de alguém que quando pouco ou nada se ouvia falar de cirurgias bariatricas, decidiu arriscar e mudar de vida.
Por ela, por mim, para conseguir acompanhar-nos e viver com mais qualidade.
Depois de falarmos, aceitei ir a uma nutricionista já no plano de consultas de Obesidade no hospital de S.José e foi aí que conheci aquela que ainda hoje falo, conto toda a verdade e a considero amiga e um anjo que nunca desistiu de mim!
Expliquei-lhe que não queria fazer nenhuma operação mas sim emagrecer sozinha e ao fim de um mês, 6kg tinham ido sem eu dar conta, começou a ser tão entusiasmante que queria mais e mais, a família inscreveu-se toda no ginásio e a minha mãe achou por bem pagar-me um PT para ajudar em todo o processo, isto por me ver tão focada e empenhada em atingir os resultados.
Perdi bastante peso e tinha um corpo bonito, a começar a ficar definido e tudo.


O QUE CORREU MAL? TUDO!!

Quando expomos o nosso corpo a tamanha violência de treino ele entra em choque e obviamente que enquanto estamos nesse ritmo o peso baixa, o corpo obedece e tudo parece perfeito.
Na altura, andava com uma dor na perna esquerda, doía muito, não doía nada e andava assim.
Anos mais tarde as coisas pioraram ao ponto de me custar andar e mais tarde de me impossibilitar de ter uma vida normal.
(mais sobre o assunto, aqui e aqui )

Cheguei ao ponto de exaustão, não conseguia andar, fazer a minha vida normal em casa, passar a ferro, trabalhar sem estar constantemente com dores e foi aí que decidi dizer, basta!
Basta de adiar a vida, a saúde , a felicidade.




No dia 11 de Outubro, depois de tantos exames, psicóloga, nutricionista e 1 ano e meio de espera, foi a minha vez. Irei guardar sempre esta data, pois oficialmente foi o meu renascer.
A cirurgia que me foi feita foi o Sleeve Gástrico que é nada mais, nada menos que cortar o excesso do estômago, por outras palavras, retiram toda a zona dilatada do estômago e deixam-nos com um bem mais pequenino e estreito.



Depois aprendemos a comer, chegamos a ficar 1 mês a líquidos, sem força, cabelo a cair, dúvidas, dores, marcas no corpo, dieta pastosa, dias sem comer porque nada entra, flacidez, dentes a partir, cabelo a cair ainda mais, dieta mole, dieta livre, dumping, vómitos, anemia e muito mais que faço questão de falar num post mais elaborado.
Não me arrependo de nada, apenas de não ter feito mais cedo.

Para quem está nesta luta de emagrecer seja lá por que método for...

Poucas são as pessoas que vão ter a capacidade de perceber o que estás a passar e poucas são as que vão ter paciência para te apoiar em todo o processo. Muitas vão dizer que estás diferente, que andas com mau feitio e que és bipolar! Poucas vão se sentar contigo e tentar perceber que o processo é muito mais que o peso que perdes. 
E com tanta mudança brusca a nossa cabeça anda à mil e o coração não aguenta o turbilhão de emoções!
Mas vale tudo a pena se acreditares em ti porque no final isso é que importa, TU!





2 comentários:

  1. A tua evolução foi bastante notória e a tua força de vontade ainda mais, pois continua e que o teu exemplo sirva para ajudar muitas jovens, a nunca desistirem de si por serem gordinhas. Muitas felicidades e mantêm sempre o teu foco. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Vanessa fico contente por chegares onde chegaste, fizeste o melhor para ti, para a tua saúde e bem-estar! Não ligues a quem não sabe o que é obesidade, os problemas que ela acarreta, tanto físicos como psicológicos. A verdade é que por detrás de um computador são todos umas maria-julgadoras, é fácil deitar os outros abaixo através de um teclado! Espero que continues a partilhar connosco a tua evolução e que sejas feliz, acima de tudo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Todos os comentários que forem contra a conduta do Administrador não serão publicados!

*Obrigada por tirar um pouco do seu tempo para visitar o meu blog e dar a sua opinião*

Instagram Feed